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Patricia Galvão

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Autoria                     -                     Orientação    -   Grau  -  Local -  Data

MACHADI, Christiani dos Santos G.   Odília C. Ortiga    Ms.   UFSC  2006

Título: Patrícia Galvão: A face Oculta (leitura do conto Policial de King Shelter em Safra Macabra"

Sinopse: O trabalho ilumina uma fase oculta da Obra de Patríca Galvão representada pela produção de contos policiais publicados na revista Detective na década de 40. O objetivo principal está centrado na leitura desses contos publicados masi tarde sob forma de livro com o título de Safra Macabra e no enquadramento deles em duas categorias: uma de caráter não serial e outra de caráter serial, conforme o conceito de serial em Bruno Monfort. Outra intencionalidade busca apoio na clássica divisão de Todorov em policial de enigma e policial noir. Além disso, a leitura desses contos é acrescia na parte introdutória, pela visão de vários outros: as duas histórias, a dupla de detetives, o crime, o lócus e a revelação do criminoso. Para cumprir tais objetivos, o trabalho desdobra-se, além da introdução, em mais três etapas. A unidade segunda enfoca traços da biografia e considerações sobre a bibliografia de Patrícia Galvão, escritora pouco lembrada pelas suas obras e sempre mencionada por sua luta social. a terceira é constituída por prólogo, que busca contextualizar a revista Detective, na qual os contos foram publicados inicialmente sob o pseudônimo de King Shelter, e por duas leituras analíticas, uma referente aos cinco contos não seriais e outra aos quatro contos de caráter serial. Em ambas as categorias é utilizada a leitura que segue o padrão do enigma e do noir, conforme a visão de Todorov, o que é acrescido de elementos de outros autores citados na introdução. A leitura privilegia os nove contos publicados em Safra Macabra, e a sua metodologia parte da síntese de cada narrativa, seguindo com a identificação ou não dos elementos constituintes do cânone policial estabelecidos por tais autores. Encerram o trabalho questionamentos dos resultados na leitura do corpus, reflexões atinentes ao embasamento teórico sobre o gênero e alguns dados históricos cuja finalidade é situar a autora nos quadros do gênero policial na literatura brasileira