Festa 52

quinta-feira, 1 de abril de 2010

FESTA 52, em homenagem a Pagu (Patricia Galvão), Santos / SP

http://coisasdeteatro.blogspot.com/2010/04/festa-52-em-homenagem-pagu-patricia.html 
Pagu

Todos aqueles que de algum modo exercem atividades ligadas ao fazer teatral, em seu dia a dia, costumam utilizar a expressão "homem de teatro" para referir-se a alguém que dedicou a sua vida ao universo das artes cênicas. A expressão utilizada, por si só, já deixa claro que a lembrança estará sempre relacionada a um artista do sexo masculino. E aqui cabe a inquietação e motivação para o FESTA 52: Como fazer referência as mulheres que amaram e dedicaram a sua vida ao teatro e as manifestações ligadas a ele? Que expressão nós podemos usar?

Se a dramaturgia em sua ficção nos presenteou com Antígona, Fedra, Lady Macbeth, Julieta, Hedda Gabler, Nora e Alaíde entre tantas outras personagens femininas universais, destinadas a atrizes inteiramente cientes do seu papel dentro de um espetáculo teatral, concluímos que vida não nos furtaria presentear com mulheres inteiramente mergulhadas no mundo do teatro e cujas funções ultrapassassem os limites da atuação, direção ou dramaturgia e as quais poderíamos nos referenciar utilizando a expressão uma "mulher de teatro". E imediatamente nos veio inequivocamente à lembrança através de nossa memória emotiva o nome Patrícia Rehder Galvão - PAGU.

Entendendo que Patrícia Rehder Galvão – PAGU - dedicou a sua vida as atividades do fazer teatral, O FESTA – Festival Santista de Teatro - se apropria da expressão um "homem de teatro", transformando-a simplesmente por verte-la para o gênero feminino e afirmar que não podemos nunca nos esquecer das grandes personalidades femininas que dedicaram a sua vida ao fazer teatral e que devem ser referenciadas através da expressão uma "mulher de teatro".

E no centenário de nascimento daquela que foi uma das maiores expressões femininas do fazer teatral desse país, não haverá melhor momento para transgredirmos um dito tão arraigado e lançarmos o mote para o FESTA 52, que homenageará o centenário de nascimento de Patrícia Rehder Galvão, a mais notável das transgressoras, fazendo referência a sua luta e ativismo pelas artes cênicas com a afirmação: PAGU – UMA MULHER DE TEATRO.


Pagu

O FESTA 52 com a afirmação PAGU – UMA MULHER DE TEATRO, não restringirá o seu debate e investigação a homenagem dos cem anos de nascimento de Patrícia Galvão, mas o ampliará. O festival extrapolará as fronteiras, assim como cremos que PAGU faria, e discutirá o papel, assim como divulgará a obra de todas aquelas mulheres que podem ser referenciadas através da expressão uma "mulher de teatro". Será criado o ESPAÇO MULHER DE TEATRO, um local democrático onde artistas da região farão apresentações teatrais, performances, exposições, work shops, debates e mesas redondas durante o período de duração do festival para investigar e divulgar a produção de nomes como Leilah Assumpção, Consuelo de Castro, Lélia Abramo, Tunica Teixeira, Cacilda Becker, Itália Fausta, Renata Pallottini, Maria Clara Machado, Neyde Veneziano, Jandira Martini, Tereza Raquel, Ruth Escobar, Marília Carneiro e Ruth de Souza serão objetos de investigação e pesquisa através da dramaturgia, interpretação, direção, iluminação, cenário, sonoplastia, figurino ou qualquer função que tenham exercido e que possa ser referenciadas através da expressão uma "mulher de teatro".

O Festa esse ano vai falar de Pagú, Pagú mulher de teatro, nas comemorações do Festival, mesas redondas, debates, oficinas para estudar, entender, desafiar e estigar as grande mulheres que fizeram e fazem teatro no Brasil.

Essa homenagem para Pagú, a mulher de teatro, a nossa musa do Modernismo, a politica.

Evoé, PAGU, evoé.

Vem ai o FESTA 52.

Inscreva-se em breve.

http://festasantos.blogspot.com/

em breve o site do FESTA o http://www.festasantos.com.br/  vai divulgar os regulamentos de 2010 e abrindo as incrições do 52° Festival Santista de Teatro, que esse ano homenagea os 100 anos da sua criadora, Patricia Galvão.

Sigam o FESTA:

http://www.festasantos.com.br/
 

 

by add your name here