Viva Pagu! Revista Elle








hot-hits




Lista de Posts da tag 'patrícia galvão'




06.07.2010 às 19:03 | Livrosexposição

Viva Pagu!


por Patricia Oyama







A "Pagu indignada no palanque", como já cantou Rita Lee, ganhou livro e exposição. O livro Viva Pagu – Fotobiografia de Patrícia Galvão (Unisanta e Imprensa Oficial do Estado, 63 reais, 348 págs.) foi lançado na última quinta-feira, na abertura da mostra Viva Pagu, na Casa das Rosas.

A fotobiografia conta com documentos reunidos pela escritora Lúcia Maria Teixeira Furlani durante mais de 20 anos. Para fazer o livro, ela contou com a ajuda de Geraldo Galvão Ferraz, jornalista e filho de Pagu. São fotos, desenhos, cartas e peças teatrais (as duas últimas, inéditas), que redesenham a sua trajetória de vida. Alguns textos foram escritos na prisão – Pagu, muito além de esposa de Oswald de Andrade, foi a primeira mulher presa por motivos políticos no Brasil.

O livro e a mostra apresentam duas fases marcantes de sua vida pública: a primeira é justamente a fase de militância comunista, que culminou com sua detenção durante a ditadura varguista. Na outra fase, após sua libertação em 1940, a militância política é substituída pela militância cultural: foi quando a desilusão com o regime comunista fez Pagu se voltar para a crítica literária e para a crônica.

A exposição fica em cartaz até o dia 8 de agosto e é uma boa oportunidade para relembrar a musa modernista, mais que digna de um título de música.

Exposição Viva Pagu

Casa das Rosas

Endereço: Avenida Paulista, 37, Bela Vista, São Paulo

Informações: (11) 3285 6986. Site: http://www.poiesis.org.br/casadasrosas










http://elle.abril.com.br/blogs/hot-hits/tag/patricia-galvao/