Sabiam que... Hitler quase ganhou Nobel da Paz em 1938?!

Adolf Hitler esteve para ganhar o Prémio Nobel da Paz em 1938. Da paz? Sim. Pelo menos foi o que noticiou o jornal espanhol "ABC", em Dezembro de 2004, num artigo assinado pela sua correspondente em Estocolmo, Carmen Villar.
A ideia da nomeação do Führer partiu da mente do deputado sueco E.G.C. Brandt. O comité norueguês, por seu turno, terá aceite e ponderado tal ideia, mas a distinção acabaria por ser entregue ao Instituto Nansen, uma organização dedicada a investigações diversas.
Segundo a notícia do "ABC", apesar de Hilter não ter recebido os votos suficientes, a sua nomeação desencadeou acesas discussões. Havia quem defendesse a ideia de que Hilter merecia o Nobel da Paz devido às "conversações sobre a paz na Europa que manteve com o britânico Chamberlain".
Acontece que todos os detalhes relacionados com este insólito caso estiveram, aparentemente, arquivados e fechados a sete chaves durante diversos anos, tendo, posteriormente, desaparecido da história dos prémios Nobel "como por arte e magia" depois do fim da 2.ª Guerra Mundial.
(http://jn.sapo.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=472156)

by add your name here