Review: Elon Musk: Como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando o nosso futuro

Elon Musk: Como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando o nosso futuro Elon Musk: Como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando o nosso futuro by Ashlee Vance
My rating: 3 of 5 stars

É o cúmulo do absurdo comparar Elon Musk a Steve Jobs. Não sou "fangirl" da Apple, mas o método de gestão é completamente diferente. São visionários, mas o tempo mais que provou que Musk não é um bom gestor e não há muito que acreditar que ele tenha aprendido com os erros que cometeu. Jobs, sim, era um gestor por excelência e aprendeu com os erros.
Ele se mostra prepotente demais para reconhecer seus erros e se aprimorar. Quando caiu, foi salvo graças ao Governo Americano, o que considero plausível alguns terem um certo "ranço" com ele. Prova é a Tesla que não consegue entregar produtos no prazo e não apresenta lucro de fato. Não surpreende se ele transfere lucro da Space X para Tesla para cobrir prejuizos.
As histórias de seus funcionários (os verdadeiros visionários de fato e quase sempre ignorados e injustiçados pelo biografado) é muito mais interessante do que a do próprio Musk. Tanto que foi preciso preencher o livro com suas histórias.
E não vou entrar no mérito do assédio moral e excesso de horas extras trabalhadas e a recusa de aceitar sindicato na empresa (o que parece ser opcional nos Estados Unidos).
O livro em si foi bem escrito e o autor conseguiu camuflar esta vida não tão interessante assim de Musk, esta foi a grande proeza do autor. Ao menos uma vez na vida, vale a pena a leitura. Mas não vale como lição de empreendedorismo, como muitos tentam. Há melhores exemplos por aí.

View all my reviews

by add your name here