Gente complicada na família - Hernandes Dias Lopes

Mateus escreveu este evangelho para provar que Jesus é o rei dos judeus. Por isso, traça sua relação com Abraão, o pai da nação de Israel. Nessa genealogia há a menção de quatro mulheres: Tamar, Raabe, Rute e Bate-Seba. Tamar foi desposada por Er e Onã, filhos de Judá, filho de Jacó, os quais morreram. Um dia Tamar, sentindo-se enganada pelo sogro, que lhe prometeu Selá, seu terceiro filho, para, por meio dele suscitar descendência, disfarçou-se de meretriz e coabitou com ele e dessa relação com o sogro nasceram os gêmeos Perez e Zera. 

Raabe era prostituta na cidade de Jericó. Ela acolheu em sua casa os espias de Israel e foi salva da destruição que sobreveio à cidade. Rute era moabita, casada com Malom, de quem ficou viúva. Ela acompanhou sua sogra Noemi a Belém, e tornou-se esposa de Boaz, filho de Raabe e veio a ser mãe de Obede, avô de Davi. 

Bate-Seba era mulher de Urias, soldado de Davi. Ela foi infiel a seu marido, adulterando com o rei Davi, de quem mais tarde, tornou-se esposa. Essas quatro mulheres na genealogia de Jesus mostram que Deus usou gente estranha na família do Messias. Isso significa que Jesus se identifica com os pecadores. É amigo dos pecadores e veio ao mundo para resgatar os pecadores da morte e do inferno. 

Lopes, Hernandes Dias.  Gente complicada na família. Cada dia Edição Natal, a mais bela história. Vol. 35. Nº 12. Dez. 2015

Para assinar: 

by add your name here