Sobrevivendo no inferno



Sobrevivendo no inferno Sobrevivendo no inferno by Racionais MC's
My rating: 1 of 5 stars

Decepcionada em todos os sentidos com essa editora. E não é a primeira vez que ela faz uma dessas.

Primeiro, sobre os Racionais: não podemos dizer que eles fazem apologia ao crime, mas neutros também não são. Eles naturalizam o crime como se fosse mera consequência da pobreza. Vá dizer isso aos pobres honestos.

Enfim, sobre o livro: as letras dos Racionais deveriam ser explicadas pelos compositores, porque a letra já tem no encarte do CD! Isso é uma coisa um tanto obvia, não para editora…

Aqui você só encontra somente a letra e nada mais. Nem o prefácio foi escrito por Mano Brown! Foi escrita por um professor que fez uma tese sobre as letras e é muito provável que eles tenham pedido autorização para publicar parte dessa tese e sequer chamou o cara. E a mesma também não explica coisa nenhuma, é rasa como pires. A função do prefácio é só endeusar os caras e nada mais.

As composições deveriam ser explicadas em detalhes. Há gírias do cotidiano de SP dos anos 90 que está aqui sem qualquer informação adicional.

“Aquele puta ganso, pilantra corno manso”
Aqui no Rio, a bandidagem dos anos 90 (não sei se continuam) chamava vendedor de drogas sem vínculo direto com eles de “ganso”. O contexto aqui é o mesmo? Não sabemos.

“Fleury foi almoçar, que se foda minha mãe (…) Ratatá, Fleury e sua gangue, vão nadar numa piscina de sangue”. Como que alguém que não viveu a década de 90, ou não era de São Paulo, ou é um fã novato vai saber que ele está falando do Governador de SP, Fleury Filho, se o livro não está explicando nem com uma mísera notinha de rodapé?

As fotos do livro? São as fotos que já estão no encarte do CD. Nem fotos dos caras no estúdio (insosso, mas óbvio), não tem.

É um dos maiores caças niqueis da cara-de-pau da Companhia das Letras. Como mencionei, não é a primeira vez que ela faz uma safadeza desse gênero.

View all my reviews

by add your name here